Vozes múltiplas, histórias singulares

Memória do Povo

Memória do PovoO projeto Memória do Povo é um centro de documentação virtual que utiliza como metodologia de trabalho a história oral. O projeto contempla histórias de vida de pessoas anônimas (ou não) residentes na microrregião de Pouso Alegre, Minas gerais, Brasil, com trajetória relevante para os temas abordados.

Transcritos de forma a respeitar a expressão de cada entrevistado, os depoimentos compõem uma narrativa rica e plural como a própria vida e seus significados.

Projetos

Vozes de mestres

Contempla história de vida dos mestres da cultura popular da microrregião de Pouso Alegre (projeto executado sob os auspícios da Lei Municipal de Cultura de Pouso Alegre, MG).

Vozes do século XX

Contempla histórias de vida de antigos moradores de Pouso Alegre (pousoalegrenses, ou não), tendo como pano de fundo a história do município (projeto executado sob os auspícios da Lei Municipal de Cultura de Pouso Alegre, MG).

Vozes femininas

História de vida de mulheres da microrregião de Pouso Alegre, MG (projeto aberto a patrocínio).

Vozes de (i)migrantes

História de vida de imigrantes que escolheram Pouso Alegre para viver (projeto aberto a patrocínio).

O museu virtual estará sempre em diálogo com outras mídias e poderá produzir conteúdo por meio de livros, revistas, vídeodocumentários, programas televisivos e radiofônicos.

Em 2009, o subprojeto Vozes de mestres foi disponibilizado no formato livro impresso, sob os auspícios da Lei Municipal de Cultura de Pouso Alegre, MG.